LaborNet - Internet Board
Global online communication since 1991 for a democratic, independent labor movement
Home | Current Blog | News Archive | Video | Resources | Back Links | About LaborNet

image image

Declaração em Oposição a captura do Internet
Source Steve Zeltzer
Date 16/12/06/20:13

Declaração em Oposição a Privatização de Internet e a captura do internet.org pelo Facebook/Zuckerberg

A Internet é uma força vital e histórica para a comunicação global. A necessidade de proteger os direitos democráticos na Internet é uma questão fundamental para as pessoas e o trabalho em todo o mundo. O estabelecimento da designação internet.org foi para reservar um domínio para organizações sem fins lucrativos, sindicatos e outras organizações não empresariais. O esforço para privatizar a internet e através de publicidade fraudulenta para controlar o que a internet é com o objetivo de aumentar os lucros das empresas privadas é uma ameaça para a internet. O esforço de zero-rating para estabelecer uma internet controlada por empresas como o Facebook e outros é prejudicial para a comunicação e informação democrática.

Por esta razão, países de todo o mundo têm procurado cada vez mais evitar esses esquemas de controle da internet por empresas cujo objetivo é aumentar os lucros e controlar a internet para seus lucros.

A captura do internet.org pela corporação de Facebook e seu proprietário Mark Zuckerberg é contrária aos interesses de proteger a internet da privatização e controle da internet para lucros. Ao mesmo tempo, a principal ferramenta de mídia social Facebook tem sido usada para censurar e controlar pontos de vista dissidentes em todo o mundo da Noruega, Turquia, Palestina, Índia, Israel, os EUA e muitos outros países do mundo. Os censores de mídia social tornaram-se de fato ferramentas para os governos opressivos que procuram impedir seus habitantes de discordar das opiniões governamentais. Uma vez que estas plataformas contêm mais de um bilhão de pessoas que se tornaram censuradas do mundo de conteúdo por proprietários que controlam essas plataformas sociais.

Esses proprietários privados também permitiram que esses governos repressivos usassem suas redes sociais para capturar pessoas que têm diferenças com as políticas desses governos. A busca de lucros tem sido claramente mais importante que a comunicação democrática e que os direitos de privacidade por esses operadores de internet privados.

Nós nos opomos à privatização da internet, incluindo a captura do .org por entidades privadas. Também nos opomos ao uso de censura por essas redes de mídia social para evitar o debate e opiniões políticas ou religiosas que estão em oposição aos governos.

Exortamos o público, os sindicatos trabalhistas, as organizações populares e os usuários destas redes a exigir o fim da privatização da internet e a tomar medidas para defender nossos direitos democráticos na internet para toda a espécie humana.

[View the list]